SISTEMA DE PROTEÇÃO CIVIL: Pilar Civil da Segurança Coletiva

Os avanços sem precedentes internacionalmente registados estão a redefinir as organizações.
A relevância da organização portuguesa de proteção civil é evidente numa sociedade dominada por um potencial de fenómenos que promovem um sentimento de incerteza face à sua imprevisibilidade e complexidade. Os desafios contemporâneos impõem um sistema de proteção civil, inovador, moderno, assente em pensamento estratégico e com visão de 360 graus. A sua ação de gestão, direção e coordenação de diferentes entidades e organizações em cenários de emergências complexas na área da segurança dos cidadãos, da preservação da vida, da saúde pública, do património, das infraestruturas, dos recursos naturais, do ambiente entre outros, é determinante para o país. É, pois, imperioso a definição de novas políticas públicas, em que o sistema de proteção civil seja reconhecido como um pilar civil da segurança coletiva do Estado.

ORADORES

DUARTE CALDEIRA

Presidente do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil

Licenciado em Gestão pelo ISEG. Presidente do Conselho Diretivo do Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil. Membro do Observatório Técnico Independente da Assembleia da República. Investigador do Instituto Direito e Segurança. Ex- Presidente da Escola Nacional de Bombeiros.

CELESTINO ALMEIDA

Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Castelo Branco desde 1998, doutorado em Extensão de Desenvolvimento Rural pela Universidade de Reading, Inglaterra. Foi responsável pela equipa que criou o curso de licenciatura em Proteção Civil no IPCB em 2005 e, desde então, tem lecionado nos domínios da Sociologia e Psicologia Social e do Planeamento e Gestão de Emergências. Coordenou o referido curso até 2010, altura em que assumiu o cargo de Director da Escola superior Agrária, o qual desempenhou até 2019.

JOÃO MANSO

CEO RedShift

É CEO do Grupo redShift. Foi Oficial da Força Aérea Portuguesa durante 22 anos, foi responsável pelas Redes de Dados, Tecnologias de Informação e Segurança Informática, liderando a implementação das primeiras redes e sistemas distribuídos da Força Aérea. Foi especialista de Comunicações e Segurança para o Estado Maior das Forças Armadas, Ministério da Defesa Nacional e NATO, colaborando em múltiplos projetos de interligação e interoperabilidade de sistemas no âmbito nacional e multinacional quer militar quer civil.Consultor de Tecnologias e Sistemas de Informação, Comunicações e Segurança, colabora com entidades Publicas e Privadas para o desenvolvimento, desenho e implementação de Soluções de Cibersegurança em ambientes IT e OT.Tem mais de 30 anos de experiência, atualmente é também CEO de empresas especializadas em vários ramos de atividade como: Cibersegurança, Ciberdefesa, Compliance, Análise Forense, Threat Inteligence, investigação e desenvolvimento.
VOLTAR