SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO: Riscos Emergentes

A organização do trabalho e os locais de trabalho estão em acelerada mudança, com a introdução da digitalização, de novas tecnologias, novas substâncias, novas formas de emprego e inovadores processos de trabalho.
Assistimos em simultâneo a alterações na estrutura da mão de obra e no mercado e na organização do trabalho. Estas novas realidades originam novos riscos, e desafios para a segurança e a saúde dos trabalhadores, que devem ser previstos, e antecipados e controlados, a fim de garantir locais de trabalho seguros e saudáveis, promotores da saúde e bem estar dos trabalhadores.

ORADORES

JOÃO DOS SANTOS BAPTISTA

Diretor do Departamento de Minas da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

ANTONIO JOSÉ MORENO GÓMEZ

Diretor do Departamento de Prevenção de Riscos Laborais da Universidade de Extremadura

Licenciado e Doutor em Medicina e Cirurgia. Especialista em Medicina do Trabalho e Mestre em Biomecânica Locomotora. Técnico Superior de Prevenção de Riscos Laborais, Especialidade de Ergonomia e Psicossociologia Aplicada. Operador de Instalações de Radiodiagnóstico, Certificado de Aptidão Pedagógica e Diretor de Instalações de Radiodiagnóstico. Direção de 8 Cursos Internacionais de Verão da Universidad de Extremadura (2001 a 2008) e Professor do Programa Doutoral, Cursos de atualização em saúde ocupacional para médicos, Cursos de Enfermagem de Empresa, Mestrado em Prevenção de Riscos Ocupacionais, especialidade Medicina do Trabalho. Tutoria de práticas do Mestrado em Segurança e Saúde, Licenciaturas em Enfermagem, Podologia e Ciências do Desporto. Participação em diversas Comissões relacionadas com a Segurança e a Saúde no Trabalho, quer a nível da Universidad de Extremadura, quer a nível nacional. Vice-presidente da Comissão Científica do Vertentes e Desafios da Segurança. Comissão Organizadora do Simpósio Ibérico de Segurança Rodoviária. Comissão Organizadora e Científica do Simpósio Ibérico de Riscos Psicossociais.Diversas publicações científicas.

MAFALDA TRONCHO

Diretora do Escritório da OIT em Lisboa

Licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora, com mestrado em Ciências do Trabalho no ISCTE, desempenha, desde 15 de Junho de 2009, as funções de Directora do Escritório da OIT para Portugal (OIT-Lisboa). Colabora com o Escritório desde a sua abertura em 2003, tendo exercido, entre Outubro de 2005 e Junho de 2009, funções de Perita Associada. Antes disso desempenhou funções no Instituto de Segurança Social, na Fundação Alentejo e na Escola Profissional EPRAL, onde iniciou a sua atividade profissional. Foi deputada à Assembleia da República nas VII e VIII legislaturas.

DOUTOR IOANNIS ANYFANTIS

Project Manager, EU-OSHA

Project Manager na EU-OSHA, atualmente trabalha em vários projetos de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Possui vasta experiência como consultor no setor privado, trabalhou como colaborador científico e bolseiro de investigação na Universidade de Tessália, Grécia e lecionou Segurança e Saúde no Trabalho e Gestão do Risco, na Universidade Europeia do Chipre. O seu trabalho de investigação foi publicado em revistas científicas e apresentado em várias conferências. Também exerceu a função de inspetor de Saúde e de Segurança para a Agência Grega da Inspeção do Trabalho, realizando investigações e inspeções de acidentes no local, em vários setores económicos. Possui um forte conhecimento da legislação e diretivas europeias sobre a SST. Representante grego de vários Grupos de Trabalho da SLIC (Comité dos Altos Responsáveis da Inspeção do Trabalho da Comissão Europeia).
VOLTAR