O espaço urbano é um local privilegiado de cultura, trabalho, comércio, partilhas, lazer, expressão e difusão política… Este conjunto de atividades desenvolvidas nos espaços e centros urbanizados são essenciais na promoção do bem-estar das populações e da sua coesão social. Contudo, quando o espaço urbano é negligenciado ou mal-acompanhado pela Administração Central ou Local, desencadeiam-se fenómenos de marginalização e exclusão, formam-se bolsas de carência e pobreza. Por outro lado, o aglomerado populacional próprio dos espaços urbanos, potencia a sensação de insegurança originada pelas vicissitudes naturais e tecnológicas dos riscos e crises emergentes.
É, pois, imperiosa a definição de políticas de segurança que promovam mecanismos de vigilância e segurança nos espaços urbanos em absoluto respeito pelos direitos de privacidade e cidadania.
SIMONE TULUMELLO
Investigador no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da ULisboa
ANTÓNIO GAMEIRO MARQUES
Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança
Licenciado em Ciências Militares Navais, Classe de Marinha. Prestou serviço em vários navios da Armada e, após frequentar a especialização de Comunicações na Marinha, concluiu em 1987 o Mestrado em Electrical ond Computer Engineering que frequentou na Naval Postgraduate School em Monterey na Califórnia, EUA. Esteve envolvido na equipa de projeto dos sistemas de combate das fragatas da classe Vasco da Gama da Marinha Portuguesa, tendo igualmente feito parte da equipa de treino e avaliação internacional dos navios no Reino Unido. Após a frequência do Colégio de Defesa da OTAN em Roma, foi, de outubro de 2004 a outubro de 2007, o conselheiro militar de Marinha do Embaixador de Portugal junto da Aliança Atlântica no respetivo Quartel-General em Bruxelas, onde cumulativamente representou Portugal na estrutura responsável por todos os assuntos relacionados com as tecnologias de informação e comunicação da Aliança Atlântica. Foi promovido ao posto de Contra-Almirante a 27 de novembro de 2008. Foi o Chief Information Officer (CIO) da Marinha durante cerca de 4 anos, Secretário-Geral Adjunto do Ministério da Defesa Nacional durante os 3 anos seguintes e desde 1 de setembro de 2016 é o Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, sendo, por inerência, a Autoridade Nacional de Segurança. O Centro Nacional de Cibersegurança encontra-se na estrutura do GNS. Frequentou o 39º Programa de Alta Direção de Empresas (PADE) da AESE/IESE – Escola de Direção e Negócios, incluindo as respetivas atualizações em 2016 e 2017.
PAULO CALDAS
Comandante da Polícia Municipal de Lisboa - PSP
É Superintendente da Policia de Segurança Pública e Comandante da Policia Municipal de Lisboa. Licenciado em ciências policiais no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Tem uma Pós-graduação em Gestão e Direção de Segurança e possui o Curso de Defesa Nacional e Curso de Direção e Estratégia Policial. Frequentou os Programas de Gestão Avançada na Administração Local e de Formação em Gestão Pública. Foi Director do Departamento de Segurança Privada da Policia de Segurança Pública, Comandante do Comando Distrital da PSP de Castelo Branco, Inspetor na Inspeção Nacional da PSP, Assistente técnico principal do projeto de apoio ao desenvolvimento institucional do ministério do interior da República de Moçambique (projeto da EU), Diretor da Direção de Serviços de Relações Internacionais e Cooperação da Direção geral da administração interna do Ministério da Administração Interna, Internacional Tecnhical Adviser do Projeto UNDP - Support to the PRM – Phase III, Oficial de Ligação do MAI junto da Embaixada de Portugal na República de Moçambique e Comandante do Corpo de alunos no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Desempenhou funções operacionais no Comando Metropolitano de Lisboa da PSP e foi Oficial de segurança à Presidência Portuguesa da União Europeia.